Para explicar o que é o Coaching é necessário compreender o que a palavra Coach significa. Coach é uma palavra de origem inglesa que se aplicava originalmente aos veículos para o transporte de pessoas, vulgo carruagens ou coches. Contudo, a palavra funciona também como metáfora na medida em que o Coach, no século XVIII, era um tutor que guiava as outras pessoas pelos diversos campos do conhecimento – em analogia às carruagens da época que transportavam as famílias. Dessa forma, a metáfora define exatamente o objetivo do Coaching.

Atualmente, Coaching pode ser definido, de uma forma breve, como um processo que visa levar alguém de um estado não desejado a um estado que lhe traga realização. Para isso, procura fornecer clarificação quanto aos reais objetivos e interesses de cada individuo, que podem não se encontrar ao nível do consciente. Pelo caminho, visa promover o aumento da autoestima, a motivação e a superação de possíveis obstáculos para que se possa atingir o máximo potencial.

O seu objetivo é a conquista de resultados efetivos em diversas áreas, como: pessoal, profissional, financeira, familiar e relacional, de saúde e bem-estar, ou espiritual. 

É sobretudo um processo direcionado ao alcance de metas e objetivos específicos. Tem uma abordagem pragmática orientada para resultados. Recorre a múltiplas técnicas e conhecimentos de áreas como a psicologia, a neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planeamento estratégico e administração, entre outros. Nas sessões são também utilizadas perguntas reflexivas, tendo como objetivo que o Coachee (cliente que contrata o coach) tome consciência de soluções que na verdade já residem no seu interior mas que de outra forma não conseguiria aflorar.